Estação

          Verifica-se em documentos antiquíssimos que esse lugar era também distinguido pelo nome “Capão do Cascavel”. Por este motivo, quando a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro estendeu seus trilhos de Campinas a Casa Branca, a estação aqui construída recebeu o nome de Cascavel.

          Até o ano de 1886, todo o movimento comercial de São João da Boa Vista, Poços de Caldas e outras localidades mineiras, com as cidades de Campinas, São Paulo e toda a zona da Mogiana, era feito por estrada de rodagem que partia da antiga Estação de Caldas, atual Engenheiro Mendes, município de Casa Branca.

          Era natural, que a Companhia, pela ocasião da construção do seu ramal que demanda Poços de Caldas, tivesse tomado como ponto de partida essa mesma Estação de Engenheiro Mendes, porém, logo no inicio dos trabalhos da locação e preparação do leito da linha férrea, surgiram desinteligências entre o Capitão Joaquim José dos Reis, proprietário das terras onde se executava a construção, e o engenheiro Lisboa que dirigia os trabalhos, tendo este por esse motivo, deliberado recuar para a Estação de Cascavel, o ponto de partida do ramal que se projetava, tendo com esse gesto dado ensejo para que, em torno desta Estação, e não na de Engenheiro Mendes, tivesse inicio um povoado, que hoje é a florescente cidade de Aguaí.

          Com a inauguração desse ramal, estabeleceu-se na estação um comércio típico e tradicional que existiu por muito tempo, e em razão do qual, a vila tornou-se conhecida numa vasta região do País, devido aos veranistas que demandavam Águas da Prata e Poços de Caldas. Era conhecido pelo Comércio das Quitandeiras, que a princípio eram apenas as modestas bandejas de café e bolinhos, para virem depois frangos assados, linguiças e guloseimas de toda espécie e os famosos queijos que fizeram conhecidos os produtos da pecuária da zona, além da venda de frutas nacionais e estrangeiras. A esse comércio, sua modalidade, deve-se em grande parte, o desenvolvimento do arraial, pois os que se dedicavam a ele, pessoas vindas de diversos pontos do Estado, foram-se estabelecendo e radicando no lugar.